About us

Move-nos a paixão pela Psicanálise, esse espaço infinito e criativo de indagação e descoberta das motivações inconscientes. Em cada gesto. Em cada produção humana.

Na tela cinematográfica mergulhamos num plano tantas vezes próximo do onírico e emergimos sustentados pelo insight que o pensar psicanalítico permite.

Entre atmosferas, ritmos, paisagens, personagens e histórias, deixamo-nos tocar para que passem a fazer parte de nós, do nosso imaginário, enriquecendo narrativas, permitindo novas rêveries. Afinal, saber vem de sabor, assim como o pensamento advém da emocionalidade.

Este Blog é um espaço intermediário, nem de cinema, nem de psicanálise, mas do diálogo e da articulação plástica entre cinema e psicanálise.

É ainda um espaço de acolhimento, partilha e interlocução dos psicanalistas da comunidade de língua portuguesa, cujas pontes desejamos ampliar.

Passado quase um ano da sua criação, em Janeiro de 2021 por Ana Belchior Melícias e Elsa Couchinho, integramos agora Magda Khouri, que se encarregará de ativar os laços fraternos e fecundos com o Brasil.

Ana Belchior Melícias

Psicanalista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da International Psychoanalytical Association (IPA) \ Psicanalista da Criança e do Adolescente \ Docente do Instituto de Psicanálise (IP) \ Formadora do Método Bick.

Elsa Couchinho

Psicanalista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da International Psychoanalytical Association (IPA) \ Psicanalista da Criança e do Adolescente \ Formadora do Instituto de Psicanálise (IP).

Magda Khouri

Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da International Psychoanalytical Association (IPA) \ Editora da Revista IDE (2005-2006) \ Diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP (2007-2010) \ Diretora de Comunidade e Cultura da FEPAL (2015-2016) \ Diretora de Atendimento à Comunidade da SBPSP (2017-2020).