O CRIADOR E A CRIATURA — The Social Dilemma (2020)

— CINTIA BUSCHINELLI —

Eu sei que tomei algumas decisões ruins recentemente, mas garanto que meu trabalho voltará ao normal, estou muito entusiasmado e confiante com a missão. e quero ajudá-lo.
Dave, pare.
Pode parar, por favor?
Pare, Dave.
Pode parar, Dave?
Pare, Dave. Tenho medo. Tenho medo, Dave.
Minha mente está sumindo.
Posso sentir…

Talvez, alguns de vocês, quem sabe os mais aficionados por cinema, se lembrem desse pedido contundente e emocionado dirigido a Dave.

O pedido se inicia com um “por favor”, depois apela para um sentimento, nada mais nada menos do que o medo, segue revelando que sua mente está enfraquecida e, finalmente, explicita com clareza algo profundamente humano, que é a capacidade de sentir.

O pedido dramático em favor de “sua vida” é feito por Hall, o computador, a Dave o astronauta que está prestes a desativá-lo, no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Trazer à lembrança esta obra prima de Stanley Kubrick (1968) no momento em que procuramos refletir sobre o recente filme, O Dilema das Redes, mostra quanto a questão sobre os avanços tecnológicos e possíveis consequências para a humanidade, vem há muito nos inquietando.

Nesse contraponto entre os dois filmes há algo extremamente importante a ressaltar: 2001: Uma Odisseia no Espaço, é um aterrorizante e premonitório filme de ficção cientifica; já, O Dilema das Redes, é um documentário e, como tal, se baseia em fatos reais.

Nesse caso em particular, O Dilema, apresenta inicialmente de forma amena, as reflexões de dois jovens que construíram os inúmeros aplicativos eletrônicos que fazem parte da vida diária de todos nós.

O clima ameno logo desaparece quando os jovens apresentam as inquietações que surgiram a partir de suas “invenções”.

E pasmem, eles nos dizem, sem titubear, que a presença dos aplicativos, estes programas indispensáveis em qualquer smartphone que lançamos mão a todo momento, nos levam paulatinamente a perder o que temos de mais precioso: nossa liberdade de tomar decisões.

O Dilema das Redes, pouco a pouco se transforma em uma história de terror, na qual nós todos, sem exceção, somos os personagens que participamos do enredo.

Ele nos alerta, com veemência, para a ameaça existencial que paira sobre nós, desde que o mundo virtual e os instrumentos criados por eles passaram a fazer parte de nossa vida íntima e cotidiana.

O documentário tira nosso chão, ao mostrar que hoje, em nossa interação com as redes sociais (uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns), podemos ser um produto, ou seja, não ocupando o lugar de sujeitos de nossas próprias ações.

Diferente de Hall, o computador de Kubrick, ou de Frankenstein, o monstro criado pela literatura de Mary Shelley em 1823, a internet e suas redes sociais são imortais. Não há como planejar uma guerra para destruí-la.

Com esse alerta em mente, os jovens criadores apresentam, para alívio de todos nós, a solução para deter o avanço desenfreado das redes.

Para esse mundo sem contorno das redes sociais e excessivamente perigoso para nossas mentes, há algo humano, excessivamente humano que nos ajudou a construir as civilizações, que devemos mais uma vez lançar mão. A LEI.

E o que é a lei?

Respondendo a essa pergunta com uma resposta simplificada, Lei é um preceito que regula a sociedade. É ela que define nossos direitos e deveres e alinhava como deve ser a conduta de cada um de nós garantindo assim, a convivência harmoniosa entre os semelhantes.

Caminhando sobre os trilhos da psicanálise, encontraremos em 1897, em uma das famosas cartas a Fliess (1), onde as observações de Freud com base na análise de seus primeiros pacientes e de sua auto-análise, assinala que “O pai proíbe a criança de realizar o desejo incestuoso em relação à mãe”.

Aqui, a primeira lei, a mais psicanalítica de todas, a lei estruturante que oferece o norte ao desenvolvimento do sujeito e nas relações primárias e que será solo para o caminho pelo qual se construirão as civilizações.

E assim, observamos que nos dias atuais onde a vida humana se expandiu para o mundo virtual, precisamos da LEI, mais do que nunca, para dar conta de nossa jornada.

AUTORA
Cintia Buschinelli
Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) \ Organizadora do Ciclo de Cinema e Psicanálise — Cinemateca de São Paulo (2012) \ Editora da Revista IDE (2009-2010) \ Editora Associada da Revista Brasileira de Psicanálise de São Paulo (2015-2016)
E-mail — cintiab@uol.com.br

REFERÊNCIAS
1. Correspondência completa de Sigmund Freud para Willhem Fliess 1887/1904 (V. Ribeiro tradução) Rio de Janeiro: Imago.
2. https://rfm.sapo.pt/content/8190/o-dilema-das-redes-sociais-o-documentario-de-que-toda-a-gente-anda-a-falar

TRAILER

FICHA TÉCNICA
Título original — The Social Dilemma
Título português — O Dilema das Redes
Ano — 2020
Duração — 94 min
País — E.U.A.
Direção — Jeff Orlowski
Argumento — Jeff Orlowski, Davis Coombe, Vickie Curtis
Montagem — Davis Coombe
Elenco — Skyler Gisondo, Kara Hayward, Vincent Kartheiser
Personagens — Tristan Harris (Ex Designer Ético Google e Co-fundador do Center for Humane Technology), Chamath Palihapitiya (Ex Vice Presidente de Crescimento Facebook), Shoshana Zuboff (Professora Emérita Harvard Business School), Sean Parker (Ex Presidente Facebook), Roger McNamee (Investidor inicial Facebook).

SINOPSE
Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.
O Dilema das Redes nos mostra o controle da tecnologia sobre a maneira como pensamos, agimos e vivemos, revelando como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade.